Bombeiro de Ferro em Santa Cruz do Sul

Competição Bombeiro de Ferro 2018

Durante todo o dia 13 de julho ocorreu a competição Bombeiro de Ferro. A competição é realizada anualmente em alusão ao Dia do Bombeiro, comemorado em 2 de julho. Essa foi a primeira vez que o 6º Batalhão de Bombeiro Militar, de Santa Cruz, sediou o desafio.

Representantes dos 12 BBMs e da CEBS,  organizados em equipes compostas por quatro homens e uma mulher, competiram nas eliminatórias regionais. Os três militares homens ganhadores e a bombeira militar que ficou em primeiro lugar irão representar o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul em uma etapa nacional prevista para ocorrer em Foz do Iguaçu, no 18º Seminário Nacional de Bombeiros, de 21 a 23 de novembro.

A prova do Bombeiro de Ferro é composta por quatro fases com diferentes níveis de dificuldade. O circuito começa com a tarefa de subir uma torre com quatro lances de escada, içar uma mangueira e descer sem tirar a mão do corrimão. Em seguida, os militares precisavam simular uma entrada forçada com uso de martelo e correr em ziguezague entre cones. No passo seguinte, o dever era adentrar uma porta com a mangueira pressurizada no ombro e apagar as chamas simuladas. Por fim, um boneco pesando 70 quilos precisava ser arrastado por dez metros (sete no caso das mulheres) para simular o resgate de uma vítima inconsciente.

Os vencedores:

Categoria individual feminina