Corpo de Bombeiros Militar encerra Operação Verão 2023/2024

Corporação fecha a temporada sem nenhuma vida perdida em locais com a presença de guarda-vidas.

Corporação fecha a temporada com a marca de zero óbitos em locais com a presença de guarda-vidas. - Foto: ACS/CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) encerrou a sua 7ª Operação Verão neste domingo (3/3), após uma temporada de veraneio com grande movimento nas praias e balneários de todo o estado. O balanço final, com nenhuma vida perdida em áreas com a presença de guarda-vidas, é o resultado daquilo que a Instituição se propõe a fazer: guardar e salvar vidas.

Desde o início da Operação Verão, em 15 de dezembro de 2023, o CBMRS teve como objetivo chegar ao final da temporada sem a perda de nenhum gaúcho. Para isso, fomentou campanhas nas redes sociais oficiais da Corporação, bem como em inserções nas mídias tradicionais, incentivando e alertando a população a procurar um local de banho com a presença do serviço de guarda-vidas. O slogan "Se podemos vê-lo, podemos protegê-lo", seguiu sendo a maior e melhor orientação para o veranista, que lotou as praias de todo o estado devido ao forte calor em todo o período.

Com 382.336 intervenções do famoso apitaço (aumento de 19,73%), as ações preventivas traduzem de maneira positiva o trabalho do CBMRS. Segundo o Coronel Eduardo Estêvam, “o aumento das atividades preventivas reflete a maior interação do profissional da guarita com o banhista. Essa presença mais próxima, dando orientações diretas e explicando o motivo do apito ter sido dado a ele, demonstra numa mudança de conduta da população, e evita salvamentos”.

Um grande fator que contribuiu para o sucesso desta que foi a maior Operação Verão da história do Governo do Estado, foi o investimento em equipamentos e tecnologia para o Corpo de Bombeiros Militar. O salto de melhoria passa pelas 26 motos aquáticas e 23 quadriciclos, essenciais para o rápido deslocamento e apoio nos salvamentos em áreas mais distantes, e pela aeronave adquirida e empregada em diversas ocorrências de salvamento no mar, apoiando, também, no deslocamento de vítimas em quadros graves para os hospitais com o suporte necessário para atendimento.

Programas sociais e ações preventivas

O Programa Guarda-vidas Mirim e a parceria com a FADERS para acessibilidade na praia, tiveram destaque nessa temporada. Em diversas guaritas, pessoas com mobilidade reduzida já podem receber o banho assistido, com o auxílio dos guarda-vidas e as cadeiras anfíbias para entrar no mar. Os profissionais, que receberam treinamento para auxiliar no lazer das pessoas com algum tipo de deficiência motora, realizam a atividade a todos que solicitarem pelo apoio.

Já o Guarda-vidas Mirim recebeu uma mudança na abordagem. Com novas atividades e equipes nos litorais norte e sul, o Programa teve enorme alcance, sendo realizado em todo o Estado e atingindo 1641 crianças. As dicas de prevenção a acidentes no meio aquático, bem como de boas práticas na praia, foiram os principais temas nas 77 edições realizadas, formando multiplicadores e “auxiliares” dos guarda-vidas, como as próprias crianças se denominam.

No Programa, que atende um público de 6 a 12 anos, os pequenos recebem instruções sobre as cores das bandeiras e condições de banho, o que fazer quando se perdem ou se entrarem em contato com águas-vivas, por exemplo. As orientações passadas fazem sucesso entre a gurizada, que repete a frase sempre que perguntados: "Água no umbigo? Sinal de perigo!"

Os ensinamentos passados também foram para as redes sociais do CBMRS. Em uma parceria inédita com o Governo do Estado, o Instagram oficial da Corporação (@cbmrsoficial) teve uma série de vídeos com dicas e orientações valiosas que atingiu quase 1,5 milhão de visualizações.

Percebendo o aumento nos números de pessoas encontradas e ocorrências com águas-vivas, foram criados materiais voltados para essas e outras dúvidas do que fazer nesses casos, que chegaram aos números finais de 966 (aumento de 10,4%) e 90.224 (aumento de 1,09%), respectivamente.

Balanço em números

Salvamentos: 879 (aumento de 18,3%)

Atividades preventivas (apitaço): 382.336 (aumento de 19,73%)

Pessoas encontradas: 966 (aumento de 10,4%)