CBMRS atua preventivamente no Carnaval de Uruguaiana

10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) - Foto: 10ºBBM

O Corpo de Bombeiros Militar do RS, através do 10º Batalhão de Bombeiro Militar, licenciou a edição 2023 do Carnaval de Uruguaiana quanto à segurança contra incêndio. Previamente ao processo de concessão do Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio – APPCI, o Setor de Segurança Contra Incêndio local orientou as entidades responsáveis pela festividade quanto à necessidade de elaboração e aprovação do Plano de Prevenção de Combate de Incêndio – PPCI, do Sambódromo de Uruguaiana, a fim de que o Carnaval fora de época ocorresse de acordo com as normas. As reuniões iniciaram em dezembro de 2022 e se intensificaram nos meses de fevereiro a março de 2023.

Mais de 10 mil metros quadrados de áreas de acomodação de público e estruturas montadas para o evento passaram pela averiguação do Corpo de Bombeiros Militar. Após a análise e a aprovação do PPCI, as guarnições efetuaram a vistoria, que ocorreu no dia 9 de março de 2023. O efetivo do Pelotão da cidade contou com reforço de militares vindos de Santana do Livramento, Dom Pedrito e Rosário do Sul, totalizando 13 militares nessa ação conjunta. A inspeção no Sambódromo observou as saídas de emergência, extintores, existência do número correto de brigadista de incêndio, entre outros requisitos.

O Carnaval de Uruguaiana é conhecido como um dos mais famosos do interior do estado e é também considerado a terceira maior folia do Brasil. O local recebeu um público superior a 13 mil pessoas. Além do Comandante da 2ª Companhia de Bombeiro Militar, de Uruguaiana, Capitão Jonny Dorneles Neri, acompanharam os trabalhos, o Subcomandante e o Comandante do 10º Batalhão, Major Mário Jorge Remedi Teixeira e Tenente Coronel Rafael Gonçalves Pereira, apoiando as guarnições na realização da vistoria para emissão do APPCI.

O Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio atesta que os festejos possuem os requisitos legais e regulamentares de segurança contra incêndio.

Texto: ACSP/CBMRS.