Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CBMRS divulga números dos primeiros 30 dias de Operação Verão

Completados os primeiros 30 dias de Operação, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul realiza o balanço destes dados.

Publicação:

CBMRS divulga números dos primeiros 30 dias de Operação Verão
CBMRS divulga números dos primeiros 30 dias de Operação Verão

O período que compreende a abertura da temporada de veraneio e as festas de final de ano é considerado movimentado e, particularmente, neste momento de flexibilização das normas de segurança contra a covid-19, teve um aumento nos números de salvamento e atividades preventivas. Contudo, a Corporação orgulha-se de não ter óbitos em áreas cobertas pelo serviço dos guarda-vidas.

Segundo o Subcomandante-geral do CBMRS, Coronel Otávio Polita Filho, mesmo com o aumento dos registros de salvamentos, é importante salientar que não tenhamos nenhuma vítima fatal em áreas guarnecidas. “Seguimos orientando a população para que procure banhar-se em áreas com a presença de guarda-vidas, pois essas áreas proporcionam a maior segurança do veranista”, enfatizou o Coronel Polita.

Em comparação com a operação anterior, os números de salvamentos registraram um aumento de 79%, totalizando 250 intervenções do tipo até o dia de hoje (18). Ainda, foram 115.126 atividades preventivas no período, o apitaço. Em comparação com o ano anterior, o aumento foi de 20%, o que demonstra a proximidade do guarda-vidas com o banhista, orientando a população de maneira mais presente.

Com base nas estatísticas é possível traçar o “Perfil do afogado”. Segundo os números, 31% dos salvamentos são de crianças de 6 a 15 anos, 14% de homens de 16 a 25 anos, e 11% de mulheres entre 16 e 20 anos, e 31 a 40 anos. O horário de maior número de ocorrências deste tipo é das 14h30min às 19 horas, representando 59% das ocorrências.

Outro número que chama atenção é o de queimaduras por água-viva ou caravelas, que já são presença certa no litoral gaúcho. Foram 12.483 nos primeiros 30 dias de Operação, um aumento de 23%. Especialistas atribuem a presença dos animais à temperatura da água, que está mais quente.

Também chamou atenção do comando da Operação, o grande índice de pessoas encontradas na beira da praia. O grande número de pessoas encontradas, principalmente crianças, liga um sinal de alerta para os pais e responsáveis. O aumento de 205% em comparação com o período anterior demonstra a distração, atribuída em muitos casos às redes sociais e celular nas areias gaúchas. Foram 370 casos até o momento.

O coordenador da Operação Verão, Tenente-Coronel Isandré Antunes, destaca que o CBMRS, nos primeiros 30 dias de Operação, trabalhou para disponibilizar recursos à população e oferecer condições ideais para a tutela da vida. No entanto, faz o seguinte alerta: “precisamos continuar atentos, cautelosos, e seguindo as orientações dos guarda-vidas para que venhamos a encerrar a Operação Verão com o mesmo balanço positivo, de nenhuma morte onde os profissionais estejam presentes. Nos ajude a manter este indicador! Vamos, juntos, evitar afogamentos”.

Balanço dos primeiros 30 dias da 5ª Operação Verão do CBMRS
Balanço dos primeiros 30 dias da 5ª Operação Verão do CBMRS

CBMRS tem 973 guarda-vidas distribuídos em 272 postos de salvamento em todo o Estado

Na temporada 21/22, o Corpo de Bombeiros Militar tem um efetivo de 973 guarda-vidas, entre bombeiros, policiais militares e guarda-vidas civis temporários, empregados em 272 guaritas no litoral norte, sul e balneários de águas internas. Para proporcionar uma maior segurança à população e ao efetivo empregado, o CBMRS dispõe de 13 motos aquáticas e 7 quadriciclos, que auxiliam no tempo resposta em casos de ocorrências. Ainda, são 35 militares que reforçam o efetivo do litoral e 8 na Rota do Sol, para ocorrências de incêndio, atendimento pré-hospitalar e ocorrências de urgência e emergência.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS