Cão bombeiro encontra corpo em Eldorado

Com o GPS é possivel rastrear o cão por 14 quilômetros

Cebs
Operação integrada: PC e CBMRS - Foto: CEBS
Por Sd Kelly Motter - ACSP/CBMRS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou buscas a pessoa desaparecida em apoio à Delegacia de Polícia de Eldorado do Sul- RS, na tarde de sexta-feira (19/2).

Cebs
Binômio: soldado Gomes e cão General - Foto: CEBS

Tratava-se de ocorrência, em tese, de homicídio em área de mata. Os binomios Sd Gomes e Cão GENERAL, localizaram o corpo da vítima após duas horas de buscas. Com a utilização da coleira com GPS, é possível rastrear o cão em um raio de aproximadamente 14,5 quilômetros em um terreno plano.

Durante a operação, o equipamento marcou a distância de 1,3 quilômetros, até a localização do corpo. O desaparecimento ocorreu as 5h do mesmo dia. O cão General foi adestrado para busca de restos mortais, especialidade que exige um grande tempo de treinamento.

Segundo o 1° tenente Fernando, na Companhia Especial de Busca e Salvamentos do CBMRS, para essa atividade o cão pode indicar um corpo em qualquer estado de decomposição. Após exercícios envolvendo cerca de 479 compostos orgânicos voláteis, que são gases liberados durante o processo de decomposição humana.