CBMRS apresenta novos uniformes dos Guarda-vidas

Governador Eduardo Leite e Vice-governador Ranolfo Vieira Jr, usando o novo uniforme dos guarda-vidas
Governador Eduardo Leite e Vice-governador Ranolfo Vieira Jr usando o novo uniforme dos guarda-vidas - Foto: Guilherme Pignone
Por ACS/CBMRS

Na tarde desta sexta-feira (8), ocorreu a solenidade de apresentação do novo uniforme dos guarda-vidas militares ao governador do Estado do Rio Grande do Sul, Sr. Eduardo Leite, e ao vice-governador e secretário da Segurança Pública e de Administração Penitenciária, delegado Ranolfo Vieira Jr.

Além de conhecer os novos uniformes, o Governador e o Vice-governador fizeram uma visita ao projeto Guarda-Vidas Mirim e logo após, conheceram uma das guaritas onde os guarda-vidas atuam durante o veraneio. Foram apresentados os dados estatísticos dos primeiros 50 dias da 2ª Operação Verão e houve uma simulação de salvamento, demonstrando assim a agilidade dos guarda-vidas nas ocorrências envolvendo afogamentos. O CBMRS (Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul) divulgou dados que revelam que o número de salvamentos da 2ª Operação Verão (2018/2019) é quase 50% menor do que a média histórica: foram 447 salvamentos até o dia 3. Nos últimos cinco anos a média era de 888.

Segundo o comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, os números são resultado de um redirecionamento do trabalho dos guarda-vidas. “Passamos a focar o trabalho mais na prevenção do que no resgate, isso com uso do apito, de trabalhos educativos e de aproximação maior com os veranistas”, resumiu.

Estiveram presentes na cerimônia o governador do Estado, Sr. Eduardo Leite, o vice-governador e secretário da Segurança Pública e de Administração Penitenciária, delegado Ranolfo Vieira Jr, o comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, o subcomandante-geral do CBMRS, coronel Lúcio Alex Ruzicki, o prefeito municipal de Imbé, Sr. Pierre Emerim, e demais autoridades.