Comandante-Geral

CORONEL EDUARDO ESTÊVAM CAMARGO RODRIGUES

Coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues
Coronel Eduardo Estevam Camargo Rodrigues - Foto: CBMRS
Inclusão na Brigada Militar em 1993.

Assumiu como Comandante-Geral em 29/01/2023.

Rua Silva Só, 300, Bairro Santa Cecília
Porto Alegre - RS
Cep 90610-270

.

Natural de Porto Alegre, tem 47 anos. Ingressou na carreira de militar estadual em 1993 na Brigada Militar, quando o Corpo de Bombeiros Militar ainda era vinculado àquela instituição. Em 1996, concluiu o Curso Superior de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul, tornando-se tenente, e em 2001, formou-se no Curso de Especialização em Bombeiro Militar.

PRINCIPAIS FUNÇÕES QUE EXERCEU COMO OFICIAL SUPERIOR NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Hoje coronel, exercia atualmente o cargo de diretor de Ensino do CBMRS, função que assumiu no ano passado, após passagem como diretor adjunto do Departamento de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (DSPCI), função que já havia exercido entre 2015 e 2019. Durante três anos, entre 2019 e 2021, atuou como comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), da Capital, unidade na qual também já havia exercido as funções de chefe da seção de Segurança Contra Incêndio (2012 a 2015), de oficial analista dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (2010 a 2011) e de comandante de pelotão de combate à incêndio e guarda-vidas na Operação Verão (2002 a 2008).

• Estevam possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), doutorado em Engenharia de Segurança aos Incêndios pela Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela PUCRS e Perícia de Incêndio pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.