CBMRS atua com apoio de outros Corpos de Bombeiros Militares do país

CBMRS atua com apoio de outros Corpos de Bombeiros Militares do país
CBMRS atua com apoio de outros Corpos de Bombeiros Militares do país - Foto: Rodrigo Ziebell/VG

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que está em atuação frente aos estragos das fortes chuvas no Estado, começa a receber e empregar efetivo de outros Corpos de Bombeiros Militares nas missões de busca. Militares de Santa Catarina e do Paraná, já empenhados, aguardam também o apoio dos Estados do Mato Grosso e do Pernambuco, além de mais uma equipe do CBMSC, que estarão em solo gaúcho nos próximos dias.

No momento, o CBMRS atua nas buscas com 11 cães, dentro de um revezamento - 6 são de fora do Estado. Dos binômios (homem e cão de busca) empregados, três são do Paraná e outros três de Santa Catarina, todos certificados pelo Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), e se somam às outras cinco duplas gaúchas.

Desde a sexta-feira (8/9), momento em que as operações começaram ser possíveis por terra, há a atuação com os cães e equipes de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (BREC), além das Forças de Resposta Rápida da Corporação (FR2), sempre em conjunto. Há dois dias atuando com os cães, a Força Tarefa de militares do Paraná se juntaram ao efetivo já empregado no terreno nesta segunda-feira (11/9). Os 58 bombeiros do CBMPR representam um grande apoio na ocorrência, e estarão na missão ao lado de mais de mil servidores do CBMRS.

Texto: Leonardo Andrades/ACSP CBMRS