CBMRS busca novas ferramentas para monitoramento climático e ambiental de desastres e incêndios florestais
O objetivo da Corporação é trazer melhorias na prospecção meteorológica, hidrológica e de incêndios florestais.
Publicação:
Nesta sexta-feira (20/10), o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, participou de uma reunião de estreitamento de relações institucionais e conheceu as potencialidades das ferramentas e serviços do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), localizada em Porto Velho/RO.
Na oportunidade, o Comandante-Geral foi recebido pelo Gerente Regional, Caê Aires Moura Lacerda, e pelo Coordenador Operacional, Henrique Bernini, os quais apresentaram diversas ferramentas utilizadas pelo CENSIPAM, e que poderão ser utilizadas pelo Centro de Controle Operacional de Bombeiro (CCOB) do CBMRS na gestão de riscos e desastres. Nas palavras do Coronel Estêvam, o objetivo, além de estreitar parcerias e ações, é “ampliar a prospecção meteorológica, hidrológica e de incêndios florestais para que a Corporação possa melhor atender esses eventos”.
O CBMRS já utiliza a ferramenta “Painel do Fogo” para monitoramento, dimensionamento e definição de estratégias para combate a incêndios florestais. Inclusive, a Corporação participou do 3º Seminário do Painel do Fogo, que ocorreu no mês de julho em Brasília/DF. A intenção, agora, é estreitar laços para aprimoramento do serviço, com intuito de prevenir e preparar ações de mitigação a desastres naturais e incêndios florestais.
Texto: Betina Martins ACSP/CBMRS
Mais notícias
- Subsecretário de Patrimônio e Direção do APERS com os alunos-oficiais do Corpo de Bombeiros Militar
- Oficiais do CBMRS iniciam Pós-Graduação em Gestão de Investigação de Incêndio e Explosão no CBMSC
- Nota de Pesar
- Comando-Geral do CBMRS participa de reunião com SEDEC, CREA e representantes de entidades empresariais