CBMRS realiza formatura do Curso de Formação de Operador em Salvamento Veicular

Formandos e Instrutores da 1 Edição do Curso de Operador em Salvamento Veicular reunidos, segurando a bandeira do curso, no pátio da formatura.
Formandos e Instrutores da 1 Edição do Curso de Operador em Salvamento Veicular. - Foto: Fotos: Hemillyn Scaglioni ABM/CBMRS.
Por Texto: Vitor Hugo ACSP/CBMRS. Fotos: Hemillyn Scaglioni ABM/CBMRS.

Na manhã desta sexta-feira (18/8), na sede da Academia de Bombeiro Militar (ABM), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou a formatura da 1ª Edição do Curso de Formação de Operador em Salvamento Veicular. O Curso tem o objetivo de estabelecer o padrão de atuação aos integrantes da Corporação e desenvolver a doutrina na área, visando um melhor atendimento às ocorrências que possam vir acontecer nas ruas, avenidas e estradas do nosso Estado.

Com o intuito de capacitar bombeiros para efetuar, no serviço diário, um atendimento qualificado, técnico e orientado por protocolos atualizados de atendimento, quando se depararem as ocorrências envolvendo sinistros automobilísticos, o Curso de Salvamento Veicular possui carga horária de 87 horas-aula, com uma dinâmica de formação dos alunos de forma híbrida. A parte teórica foi desenvolvida por intermédio da plataforma de ensino da Academia de Bombeiro Militar. Já a parte prática, se iniciou no início da semana e foi finalizada na data de hoje, na sede da ABM.

Ao todo, foram formados 27 novos operadores. Além de militares do CBMRS, o curso contou com a participação de integrantes da Polícia Rodoviária Federal, do Serviço Civil e Auxiliar de Bombeiro (SCAB) de Serafina Corrêa/RS e do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná.

Nas palavras do Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, “o intuito é investir para reduzir as fatalidades em acidentes de trânsito, trazendo um atendimento mais rápido e qualificado à população”.