CBMRS recebe crianças do Instituto do Câncer Infantil no Complexo do Comando-Geral - Foto: Sd. Leonardo Andrades/ACSP

A tarde desta quarta-feira (10/11) foi inesquecível para um grupo de dez crianças do Instituto do Câncer Infantil, de Porto Alegre. Os pequenos foram recebidos no Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para uma série de atividades e brincadeiras.

CBMRS recebe crianças do Instituto do Câncer Infantil no Complexo do Comando-Geral - Foto: Soldado Ramos/CBMRS

Acompanhados da equipe do Instituto e de seus pais, as crianças foram recepcionadas pelos bombeiros militares do Comando-Geral e Academia de Bombeiro Militar (ABM), juntos de um binômio (homem e cão de busca e resgate) da Companhia Especial de Busca e Salvamento (CEBS) e de um veterano do Exército Brasileiro, parceiro de longa data nos eventos do CBMRS. Com uma estrutura montada, nossos bombeiros mirins receberam instruções e camisetas do Projeto Guarda-vidas Mirim, momento em que interagiram e responderam perguntas sobre os cuidados na beira da praia e piscinas.

Seguindo o roteiro, realizaram o circuito de obediência com a cadela Faísca, cão de busca e resgate do Soldado Leandro. O momento teve brincadeiras e carinhos com nossa bombeira de quatro patas, onde puderam ajudá-la a fazer os percursos com obstáculos e dar a recompensa por concluir as tarefas com sucesso.

Por fim, a tão esperada volta no caminhão de bombeiro. Muito aguardado pelos pequenos. O momento no caminhão de combate a incêndio foi o ponto alto da visita, quando se pôde notar o brilho nos olhos dos corajosos bombeiros por um dia. Claro que o passeio só estaria completo com o acionamento da sirene, tarefa especial que só pode ser realizada pelas crianças.

As lembranças, com toda certeza, ficarão para sempre na memória dos bravos bombeiros mirins – e de toda a equipe do CBMRS – que, desde já, se coloca a disposição para novas parcerias. Uma tarde de sol, alegria e brincadeiras que teve registros eternos pelas lentes de câmeras, celulares e olhinhos atentos e curiosos.

Texto: Soldado Leonardo Andrades

Fotos: Soldado Elias Ramos