CORPO DE BOMBEIROS MILITAR FORMA 96 SOLDADOS

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: r

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou mais uma turma de soldados nesta sexta-feira (16/8) em Porto Alegre. A cerimônia marcou a conclusão do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - CBFBM 2023/2024, apresentando à sociedade gaúcha 96 novos militares aptos a desempenhar atividades de prevenção e socorro.

As três turmas são compostas por 80 homens e 16 mulheres, incluindo um soldado natural do Estado de Goiás e outro de Santa Catarina. Agora formados, os militares seguem para trabalhar em diversas regiões do RS.

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Rodrigo Ziebell

“Nossos bombeiros passaram por grandes desafios diante dos eventos meteorológicos no Estado, e foram verdadeiros heróis socorrendo vítimas e seguindo firmes em sua missão de salvar vidas e proteger as pessoas”, ressaltou o vice-governador Gabriel Souza. “Nosso reconhecimento vai além das palavras: em situação adversa e com queda de arrecadação, encaminhamos à Assembleia Legislativa o projeto de recomposição da remuneração aos servidores da segurança pública em cerca de 30% até o final da gestão.”, ressaltou o Vice-governador Gabriel Souza.

Coordenado pela Academia de Bombeiro Militar, o curso iniciou em agosto de 2023 com três turmas em Bento Gonçalves, Cachoeirinha e Porto Alegre. Foram 1.545 horas-aula, nas quais foram abordadas disciplinas como técnicas de combate a incêndios; buscas aquáticas, terrestres e aéreas; e prevenção de incêndios.

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar
Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Gabriel Centeno/Ascom SSP

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, reforçou a credibilidade dos militares que formam o efetivo do CBMRS, que esteve na linha de frente das recentes enchentes. “O profissional do Corpo de Bombeiros teve participação fundamental em mais de 80 mil salvamentos em maio deste ano, na maior calamidade da história do Rio Grande do Sul”, frisou.

Na conclusão de seu discurso, o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estevâm Camargo Rodrigues, saudou os militares recém-formados e os lembrou da importância da missão dos bombeiros. “Desejo aos novos soldados muito sucesso em suas vidas, e que se recordem de nosso lema de salvar, salvar, sempre salvar”, disse.

Formatura do Curso Básico de Formação Bombeiro Militar - Foto: Rodrigo Ziebell

Texto: Gabriel Centeno/Ascom SSP