Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Corpo de Bombeiros Militar habilita 322 militares à graduação de segundo sargento

Evento de conclusão do Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) para Bombeiro Militar ocorreu na Ulbra, em Canoas

Publicação:

Formatura CTSP 2025
Formatura CTSP 2025 - Foto: Gabriel Centeno

O Corpo de Bombeiros Militar habilitou 322 militares à graduação de segundo sargento da corporação no Curso Técnico de Segurança Pública (CTSP) para Bombeiro Militar. A cerimônia ocorreu na Ulbra, em Canoas, e contou com a participação da Secretária-Adjunta da Segurança Pública, Delegada Adriana da Costa, do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), Coronel Julimar Fortes Pinheiro, do Chefe de Polícia, Delegado Heraldo Guerreiro, do Comandante-Geral da Brigada Militar, Coronel Cláudio dos Santos Feoli, do Diretor-Geral do Instituto Geral de Perícias, Paulo Barragan, entre outras autoridades civis e militares.

A Secretária-Adjunta da Segurança Pública, Adriana da Costa, ressaltou a importância da formação para a atuação dos futuros sargentos. “Em cada operação, em cada ocorrência, em cada gesto técnico ou humanitário, vocês representam a esperança que chega quando todos os caminhos parecem se fechar. E para exercer esse papel, não basta vocação — é preciso formação sólida, ética, técnica apurada e liderança responsável. É isso que este curso proporcionou, e é isso que vocês demonstraram possuir”, declarou.

Comandante-Geral Coronel Julimar Fortes Pinheiro
Comandante-Geral Coronel Julimar Fortes Pinheiro - Foto: Gabriel Centeno

Em sua fala, o Comandante-Geral da corporação, Coronel Fortes, destacou que o CBMRS é a instituição de maior credibilidade junto à sociedade brasileira e que é a prova de que o tempo não apaga os valores de coragem, disciplina, humanidade, excelência e dedicação absoluta à vida, mas os engrandece e fortalece. “Hoje comemoramos mais um momento de vitórias para nossa corporação. Todos aqui já são vitoriosos porque escolheram estar entre os melhores. A perfeição não é um estado final, mas um processo contínuo de refinamento e melhoria. É nesse sentido que tenho orgulho de exultar mais essa conquista na vida dos senhores e senhoras”, afirmou.

Realizado sob coordenação da Academia de Bombeiro Militar, as atividades iniciaram em maio e cumpriram carga horária de 495 horas-aula, abrangendo conhecimentos técnicos profissionais geral e específico da carreira, com disciplinas de prevenção de incêndio, busca e salvamento, tática de combate a incêndio e defesa civil.

A partir da promoção, os futuros sargentos passarão a integrar as diversas unidades do CBMRS, representando um incremento de recursos humanos, mais qualificado e consciente das responsabilidades de prestarem um serviço cada vez melhor à comunidade.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS