Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Delegada Nadine presta homenagem às mulheres da segurança pública

Publicação:

Delegada Nadine presta homenagem às mulheres da segurança pública
Delegada Nadine presta homenagem às mulheres da segurança pública - Foto: Celso Bender

O tema Mulheres na Segurança Pública foi o escolhido pela deputada Delegada Nadine (PSDB) para seu primeiro Grande Expediente, que ocorreu na sessão plenária da Assembleia Legislativa, na tarde desta quarta-feira (1º). Ela falou de mudanças ao longo dos anos, lembrando que na Brigada Militar, somente em 1997 as mulheres puderam passar a exercer as mesmas funções dos homens. Pensando em valorizar a força da mulher gaúcha na segurança, ela prestou homenagem a mulheres, citando profissionais que, por meio de dedicação e muito esforço, desempenham papéis fundamentais na história na área, sendo “mães, esposas, filhas e verdadeiras heroínas da sociedade”.

Para chegar ao atual momento, lembrou a deputada, foram rompidos muitos paradigmas que geram orgulho, o que deve motivar a busca de novos espaços de liderança e também inspirar outras. “Entramos na segurança pública, inicialmente, com intuito de revisarmos mulheres suspeitas, fomos encarregadas da proteção de outras mulheres, de crianças e idosos. Nos primeiros concursos para delegadas na Polícia Civil, chegaram a perguntar em provas orais o nome dos 11 jogadores da seleção brasileira, como se isso fosse pré-requisito para exercer a profissão”, mencionou. Há até poucos anos, acrescentou, as representações assinadas pelas mulheres eram seguidas de assinaturas de um colega homem.

“Fizemos história e ocupamos lugares que, há tempos, eram ocupados somente por homens. Nesta Casa Legislativa também vamos avançando aos poucos. Somos 11 deputadas de um total de 55. Para a minha surpresa, ou não, os percentuais de mulheres nas instituições ainda nos chamam atenção”, ponderou a Delegada Nadine. Na Polícia Civil o quadro de servidoras representa 40%; no IGP 47,46%; na BM 15%; nos Bombeiros 8,6%; Polícia Penal 37% em toda a Susepe; na Federal 20, 25% ; no Detran RS 46% e na Polícia Legislativa da ALRS de 38, três são mulheres, citou a parlamentar.


Ao finalizar e citar os nomes das homenageadas, a deputada desejou que haja mais coragem de lutar para que se acabem todas as formas de discriminação e violência contra a mulher. “Que possamos garantir a participação plena e efetiva de oportunidades em espaços de liderança, promovendo a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e em todos os níveis”.

A Capitã Nunes e a Sargento Carla receberam a homenagem da Deputada Delegada Nadine Anflor.
A Capitã Nunes e a Sargento Carla receberam a homenagem da Deputada Delegada Nadine Anflor. - Foto: Soldado Leonardo Andrades/ACSP


Apartes e presenças
Em aparte falaram os deputados Stela Farias (PT), Professor Bonatto (PSDB), Eliana Bayer (REP), Adriana Lara (PL), Luciana Genro (PSol), Patrícia Alba (MDB), Airton Artus (PDT), Marcus Vinícius (Progressistas) , Airton Lima (Podemos) e Elizandro Sabino (PTB). Entre as autoridades, estavam a representante do Tribuna de Justiça, desembargadora Lizete Andreis Sebben, o procurador-geral de Justiça, Dr. Marcelo Lemos Dornelles, representante da Defensoria Pública, Dra. Melissa Torres Silveira, secretário adjunto de estado da Segurança Pública, Cel. Mário Ikeda, entre outros, de órgãos de segurança pública.

Homenageadas

ALETEA VEGA KUNDE, delegada da Polícia Federal há 16 anos. Já atuou como delegada regional executiva da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Delegacia de Combate a Crimes Contra o Meio Ambiente e da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Lavagem de Dinheiro. Recentemente empossada como Superintendente da Polícia Federal de Santa Catarina.

CARLA RODRIGUES, 1° Sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Há 13 anos atua como Guarda Vidas, sendo uma das primeiras mulheres a atuar no RS, trabalhando no litoral gaúcho; - Há 7 anos também atua como mergulhadora.

HOMENAGEM PÓSTUMA - Elizângela Almada Coelho, Escrivã da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Estava cumprindo a sua missão na 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher, em Porto Alegre (Representada pelo filho, Marcelo Ritter, e pelo esposo, Pedro Angelo de Magalhães Verçosa).

DRA. FERNANDA CASTOLDI, Corregedora-Geral do DETRAN. Desde 2016 está à frente da Corregedoria-Geral do Detran Rio Grande do Sul.

FERNANDA SÁ, Policial Rodoviária Federal. Entrou na PRF em 2016; - Exerceu funções como Superintendente Regional Substituta; - Atual Coordenadora-Geral de Articulação da instituição.

GREICE DA SILVA COSTA, Polícia Legislativa da Casa. Há 25 anos dedica-se ao serviço público; - Desde 2010 ocupa cargos de liderança na segurança da Assembleia Legislativa; - Hoje é a Coordenadora da Divisão de Monitoramento e Controle da Casa Legislativa.

LALINE ALMEIDA LARRETEA, Escrivã da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul. Ingressou na Polícia em 2012; - Delegacia de Rio Grande; - Marcou a história da instituição no último ano. "Acordei com a notícia de que ela foi baleada durante uma operação em abril de 2022, quando participava de uma operação contra o tráfico de drogas, que cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão no município do sul do RS", conforme a deputada.

LISIANE COELHO NUNES, Capitã do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é Chefe da Divisão de Gestão e Normatização do Departamento de Segurança Contra Incêndio do CBMRS, responsável pelo planejamento e a regulamentação do licenciamento e fiscalização de todas as edificações e áreas de risco de incêndio no Estado do Rio Grande do Sul.

MÁRCIA RUCHEL, tenente da Brigada Militar do Rio Grande do Sul. É de Santo Ângelo; - Atua na patrulha Maria da Penha; - Desenvolve um trabalho de dedicação, não somente de repressão ao crime, mas no contato com a comunidade.

MARGUET MITTMANN, Diretora Geral Instituto-Geral de Perícias do Estado do Rio Grande do Sul. Perita Criminal. "A perícia é uma área de extrema importância, essencial para ajudar no processo de investigação e busca pela verdadeira justiça. Tenho certeza que o trabalho do IGP está cada vez mais inserido nos resultados da segurança pública do nosso Estado", disse a parlamentar.

PÂMELA MUHLEMBERG TAVARES SAUERESSIG, Capitã do Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Já trabalhou como comandante da 2º Companhia do 30ºBPM – Cidades de São Lourenço do Sul, Cristal e Turuçu; Chefe da Agência Local de Inteligência; Instrutora de diversos cursos de formação na Brigada Militar - Atualmente é Chefe da Correição do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Sul.

PATRÍCIA PICOLOTTO, policial penal da Superintendência dos Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul. Hoje nos acompanha de forma remota. Está sendo representada pela senhora Fernanda da Silva Spindola, também policial penal; - Patrícia é Delegada Penitenciária da 10ª Região Penitenciária e já trabalhou em casas prisionais como Presídio Estadual de Guaporé, de Sarandi, Passo Fundo e Penitenciária Estadual de Porto Alegre; - Atualmente possui sob seu comando 10 casas prisionais, dentre elas, as maiores casas prisionais femininas do Estado e também a Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Central.

VANESSA PITREZ DE AGUIAR CORREA, Delegada de Polícia, querida amiga, que já atuou em diversos municípios. Foi a delegada que comandou todo o Departamento de Homicídios do Rio Grande do Sul nos últimos 4 anos, implantando novas políticas de gestão e que por sua competência foi convidada pelo atual Chefe de Polícia, Delegado Fernando Sodré, a assumir a direção de um dos mais importantes departamento da Polícia Civil, o DEIC, Departamento Estadual de Investigações Criminais É a primeira mulher a ocupar o cargo.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS