Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate

Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate

O Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate é organizado pela International Search and Rescue Dog Organization (IRO), desde 2008. Uma iniciativa que oferece às organizações de busca e resgate com cães a oportunidade de se apresentarem, e, ao mesmo tempo, dar uma ideia sobre a importância do trabalho com cães de busca e resgate.

O Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate é celebrado, todos os anos, no último domingo de abril. Através de apresentações com treinamento experimental, a Organização tem o objetivo de levar informações deste importante serviço. Em várias situações já se pôde observar a atuação dos cães em ocorrências de grande repercussão no mundo todo.

No CBMRS, o serviço com cães de busca e resgate existe desde 2003, criado e implementado no dia 15 de julho do mesmo ano. Hoje, a Corporação conta com quatro Canis no Estado – na Companhia Especial de Busca e Salvamento e outros três Batalhões de Bombeiro Militar, nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e Palmeira das Missões. No total, a Corporação conta 26 binômios (cão e bombeiro militar), entre operação e treinamento, aptos para atuarem nas mais diversas ocorrências do CBMRS.

Como forma de dar visibilidade aos cães e militares empenhados neste tipo de atuação, hoje, o CBMRS divulga este vídeo que ilustra a real atividade dos nossos grandes heróis de quatro patas. Não bastasse alegrarem a vida de tantas pessoas com seu amor, carinho e lealdade, ainda salvam vidas.

00:00:00/00:00:00

DIA INTERNACIONAL DO CÃO DE BUSCA E RESGATE

O Dia Internacional do Cão de Busca e Resgate é organizado pela International Search and Rescue Dog Organisation (IRO), desde 2008. A data é comemorada no último domingo de abril, como forma de chamar atenção para este serviço de fundamental importância. Crédito: CBMRS Canal Oficial