Oficial do CBMRS Recebe Medalha "Mérito Santos Dumont" da Força Aérea Brasileira

Na data de hoje, o Comando da Força Aérea Brasileira concedeu ao nosso Oficial Bombeiro Militar e Piloto, Coronel Ricardo Mattei Santos, a Medalha "Mérito Santos Dumont". A honraria foi distintamente entregue pelo Comandante do V COMAR, Major Brigadeiro do Ar Vincent Dang, em cerimônia que marcou o 151° aniversário de nascimento de Alberto Santos Dumont.

Esta condecoração tem um significado especial para o agraciado, que destacou a importância da medalha em sua carreira como Oficial Bombeiro Militar e Piloto. Poucos sabem, mas ele é neto de um combatente da Segunda Guerra Mundial, o 2° Tenente Aviador Luiz José Winter Santos, piloto da 1a Esquadrilha de Ligação e Observação (1a ELO - "Olho Neles"). O oficial acredita que, onde quer que seu avô esteja, ele estaria orgulhoso de ver seu neto sendo homenageado pela Força Aérea Brasileira, instituição que tanto amou e defendeu.

O reconhecimento foi concedido em virtude das ações na coordenação das aeronaves das Forças Armadas e Segurança Pública durante os salvamentos nas Operações do Evento Taquari I, na Base Operacional de Lajeado, em setembro de 2023.

Durante a cerimônia, o oficial agraciado fez um agradecimento especial ao Major Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, ressaltando o exemplo de pessoa e oficial que ele é. Também agradeceu aos irmãos de farda do CBMRS, especialmente aos integrantes da Companhia de Operações Aéreas, à sua família e a Deus.

O evento contou com a presença do Subcomandante-Geral Coronel Sallet, que representou o Comandante-Geral.

A Medalha "Mérito Santos Dumont" é uma das mais altas condecorações da Força Aérea Brasileira e simboliza o reconhecimento pela dedicação e serviços prestados ao País, perpetuando o legado de Santos Dumont, pai da aviação.

Texto: ACS-QCG/CBMRS