Solenidade de abertura oficial marca início do 21º SENABOM

Solenidade marca abertura do 21º SENABOM
Solenidade marca abertura do 21º SENABOM - Foto: Marcos Fernandes

Não faltou emoção na abertura do XXI Senabom. A edição de 2023, sediada no Rio Grande do Sul, na cidade de Gramado, teve oficialmente seu início na noite desta quarta-feira (4/10), em uma solenidade que exaltou a tradição gaúcha, a união entre os bombeiros de todo o país, e o orgulho em fazer parte desta tropa disposta a salvar e proteger.

Após um dia inteiro de atividades voltadas aos profissionais das áreas de segurança, engenharia, arquitetura, além de estudantes e pesquisadores, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) aguardava o público para a grande solenidade de abertura do maior Seminário de bombeiros da América Latina. Com o auditório Laçador lotado, e com representantes de todos os Estados do Brasil, era hora de mostrar aos irmãos de farda um pouco da hospitalidade e da cultura Rio-grandense.

A entrada das bandeiras de todos os estados da nação, representadas por militares de cada Corpo de Bombeiro Militar do país, deu a deixa para o início dos espetáculos. As bandeiras do Rio Grande do Sul, ombreada pelo Sargento Alex Brum, e a do CBMRS, pelo Soldado Leonel Estanislau, tomaram lugar de destaque ao som de “Eu sou do Sul”, entoado pelo cantor tradicionalista Elton Saldanha, e acompanhados do Grupo de dança Garfo e Bombacha, dando um show a parte aos participantes, que assistiam com olhares atentos e curiosos.

O evento também foi uma grande homenagem àqueles que se doam dia a noite para salvaguardar a população. Um vídeo com imagens de todos os CBM do Brasil foi exibido no telão, emocionando a plateia que ainda recebeu a continência valorosa da Presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem da Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Josiane Melo, e de familiares das vítimas da maior tragédia natural da nossa história, após um discurso forte e de muita gratidão aos profissionais que atuam em qualquer situação, mesmo com o risco da própria vida.

A tropa seguiu sendo exaltada pelas autoridades. Em suas palavras, o espírito de corpo e a valorização dos nossos bombeiros militares estiveram sempre em pauta. O Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, em seu discurso, quebrou o protocolo para expor três quadros com imagens da atuação da Corporação na tragédia do Vale do Taquari, a serem entregues ao Governador do Estado, Eduardo Leite, e expostas no Palácio Piratini. Os retratos são a síntese do trabalho do bombeiro, que está onde ninguém quer estar, afinal, nós não deixamos ninguém para trás!

Por fim, o canto do hino Rio-grandense ecoou pelo auditório, abrindo o palco para um verdadeiro baile gaúcho! O Grupo de Dança Garfo e Bombacha tomou o local e colocou todos para dançar, mostrando o que é o Rio Grande do Sul, um estado hospitaleiro e cheio de cultura, que estará sempre de portas abertas para receber nossos irmãos, de todos os rincões do Brasil!

Texto: Leonardo Andrades

Revisão: ACSP/CBMRS