2º BBM realiza instrução a Escolas dos Municípios

2º BBM realiza instrução a Escolas dos Municípios

O 2º Batalhão de Bombeiro Militar (2º BBM), através dos Pelotões de Montenegro, Portão e Sapiranga, realizaram na última semana, as primeiras instruções para professores e funcionários de escolas dos municípios, a pedido das instituições educacionais, que visam atender a Lei Federal nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, mais conhecida como Lei Lucas. A lei torna obrigatória a aplicação de curso de capacitação e/ou reciclagem que prepare os professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico no atendimento de primeiros socorros aos estudantes.

O objetivo principal é protegê-los de acidentes comuns que podem acontecer em ambientes escolares. A necessidade dessa lei ocorreu devido a um acidente que em 2017 vitimou Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar, por não receber os primeiros socorros de forma rápida e adequada, após se engasgar com um pedaço de alimento servido no lanche.

O curso de primeiros socorros deve ser ofertado anualmente e apresentar conteúdo condizente com a natureza e faixa etária do público atendido pela escola ou estabelecimento de recreação. O objetivo é que os profissionais que constantemente lidam com crianças tenham a capacitação necessária para atuar em situações de emergência e evitar que mais casos como o de Lucas aconteçam.