Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

8ª edição da competição Guarda-Vidas de Pedra é realizada em Torres

Publicação:

Competição Guarda-vidas de Pedra 2026.
Competição Guarda-vidas de Pedra 2026. - Foto: ACS/CBMRS

Na manhã de terça-feira (10/2), foi realizada, em Torres, a 8ª edição da competição Guarda-Vidas de Pedra, evento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) que coloca à prova preparo físico, técnica e conhecimento do mar por parte dos guarda-vidas que atuam no litoral gaúchoA competição, que iniciou às 9h na Praia da Guarita, é disputada por guarda-vidas militares e civis em cinco categorias: guarda-vidas militar individual, guarda-vidas civil individual, guarda-vidas feminino individual, guarda-vidas militar com nadadeiras e guarda-vidas militar revezamento. 

Sobre a competição 

O nome “Guarda-Vidas de Pedra” remete às características da praia de Torres, marcada por morros imponentes, lajes e formações rochosas que emolduram o litoral. O título também evidencia os riscos naturais da região, como correntes de retorno persistentes e ondas que quebram próximas às pedras. 

Essas condições exigem dos competidores resistência física, velocidade, leitura precisa do mar, domínio das correntes, tomada rápida de decisão e conhecimento profundo do comportamento das ondas em áreas costeiras rochosas, habilidades essenciais para o salvamento aquático em cenários reais. 

 Percurso 

A competição consistiu no deslocamento por um percurso que liga a Praia da Guarita à Praia da Cal e inclui entrada e saída do mar, travessia de zonas de rebentação, subida e salto em lajes de pedra, além de trechos de corrida por trilhas sinalizadas atrás do morro. 

A estrutura de segurança aquática e terrestre aos competidores foi reforçada, incluindo embarcações, viaturas, equipes especializadas, apoio aéreo e drone.  

Para o coronel Izandre Antunes, diretor da Academia de Bombeiro Militar (ABM) “A prova Guarda-Vidas de Pedras é um desafio que já se tornou tradicional. Mais do que um teste de habilidade e técnica, mede a coragem, a mobilidade. Na hora de entrar nas furnas e fazer as transições, existe o risco real de cortes e quedas. E, obviamente, testa o vigor, a velocidade, explosão, a capacidade de reação.” 

 Os vencedores 

Categoria Militar Nadadeira 

1º - Rafael Rezende da Silveira - Torres 
2º - Daniel Brugnera Acosta - Tramandaí 

3º - Anderson de Oliveira Pereira - Tramandaí 

 Categoria Civil Individual 

1º - Evandro Lopes Bueno - Torres 
2º - Nicolas Dias de Freitas - Imbé Sul 
3º - Italo Augusto Hunhoff da Silva - Capão da Canoa 

 Categoria Feminino Individual 

1º - Manoela Ronnau – Nova Tramandaí 
2º - Naiany Canabarro Cielo - Torres 
 Carolina Ratzkowski Maraschin – Pinhal 

 Categoria Militar Individual 

1º - Arthur Rodrigues Bernardes - Torres 
2º - Josiel Cardoso Cecilio - Tramandaí 
3º - Peterson Jardim Lopes  Pinhal 

 Categoria Militar Revezamento 

1º - Equipe Torres 
2º - Equipe Cassino 

3º - Equipe Tramandaí 

Classificação Geral por Praias 

1º - Torres 
2º - Tramandaí 
3º - Nova Tramandaí 
 

 Edição especial do Programa Guarda-Vidas Mirim 

Durante a competição Guarda-Vidas de Pedra, o CBMRS realizou uma edição especial do Programa Guarda-Vidas Mirim, voltado a crianças de 6 a 12 anos.  

A atividade integra o projeto Bombeiro Mirim e apresenta, de forma prática e educativa, o trabalho dos guarda-vidas, abordando condutas seguras, noções básicas de primeiros socorros e fortalecendo a cultura da prevenção desde a infância.

Texto: Luciana Balbueno/ Ascom SSP.

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS