Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CBMRS comemora 130 anos com o Baile Dom Pedro II

Publicação:

CBMRS comemora 130 anos com o Baile Dom Pedro II
CBMRS comemora 130 anos com o Baile Dom Pedro II - Foto: Leonardo Munhoz/CBMRS

A noite de sexta-feira, 14 de março, foi de festa e comemoração para o Corpo de Bombeiros Militar. Celebramos, com o tradicional Baile Dom Pedro II, aos 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e a entrega do Espadim Dom Pedro II aos Alunos-Oficiais do Curso Superior Bombeiro Militar. 

Na presença de autoridades civis e militares, familiares e convidados, o Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, foi palco de uma grande festa. Os Cadetes do CBMRS, que receberam os Espadim Dom Pedro II de seus familiares e amigos, fizeram o juramento e prestaram o compromisso de honra perante a sociedade, afirmando sua aceitação consciente das obrigações e deveres de bombeiro militar. Os Alunos-Oficiais marcaram o primeiro passo na jornada em busca do tão almejado Oficialato na Corporação, na qual serão forjados nos mesmos valores que há mais de um século sustentam nossa missão. 

Comemorando os 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, os presentes puderam brindar ao passado glorioso e ao futuro promissor daqueles que dedicam suas vidas ao serviço e à proteção da comunidade. Cada ocorrência atendida, cada vida resgatada e cada tragédia evitada são frutos de um trabalho que vai além da farda: são a soma do compromisso de nossos militares e a cooperação do povo Riograndense. 

Ao longo da história, as moedas comemorativas têm sido cunhadas para eternizar esses momentos marcantes, homenagear feitos grandiosos e reforçar os laços de identidade e tradição. Nos 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, a criação da moeda especial eterniza o legado da corporação em sua atuação em prol da segurança da sociedade gaúcha. Prestando essa homenagem, o Comandante-Geral do CBMRS, Coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, realizou a entrega da Moeda alusiva aos 130 anos da Corporação a autoridades que estão sempre ao lado da nossa centenária Instituição.

Quando afirmamos que “Juntos somos a diferença”, é porque acreditamos que a segurança se constrói lado a lado, para que cada gaúcho seja parte de um futuro mais seguro e protegido. Somos resultado de uma trajetória marcada pela bravura, dedicação e compromisso com a segurança da sociedade gaúcha, o maior valor de nossa terra.

E para encerrar uma noite de festa, nada mais justo que um verdadeiro baile gaúcho! Sob os acordes de dois pilares do nosso tradicionalismo, César Oliveira e Rogério Melo abriram o Baile Dom Pedro II, prestando homenagem aos bravos heróis do fogo, representados no palco pelos Soldados Israel e Marcelo, combatentes e músicos que abrilhantam tantos eventos do Corpo de Bombeiros Militar.

Que venham mais 130 anos, fazendo a diferença ao lado dos gaúchos!

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS