CBMRS CONTRIBUI PARA A CONSTRUÇÃO DE REFERENCIAL NACIONAL DE ATENDIMENTO A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA
Publicação:
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul participou da construção do Caderno Temático de Referência – Padronização Nacional do Atendimento pelos Corpos de Bombeiros Militares às Mulheres e Meninas em Situação de Violência, publicado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério das Mulheres e a ONU Mulheres.
A elaboração do documento contou com a participação de representantes de diferentes Corpos de Bombeiros Militares do país, reunidos em grupo técnico voltado à construção de diretrizes nacionais para qualificação do atendimento prestado em ocorrências envolvendo mulheres e meninas em situação de violência. Representando o CBMRS, participou dos trabalhos o Diretor da Academia de Bombeiro Militar, Coronel Isandré Antunes de Souza.
O material estabelece orientações técnicas e operacionais relacionadas à identificação de indícios de violência, atendimento humanizado, preservação da cena, proteção da vítima e integração com a rede de atendimento e proteção.
A participação do CBMRS na construção do referencial reforça o compromisso institucional da Corporação com a qualificação permanente de seus efetivos, a promoção de práticas humanizadas de atendimento e o fortalecimento das políticas públicas de proteção às mulheres e meninas.
A iniciativa representa um importante avanço na consolidação de protocolos nacionais voltados à atuação integrada e à preservação da vida, da dignidade humana e dos direitos das vítimas.
Texto: 2º Sgt Kelly Cavedon Zaniol/ABM