CBMRS participa de reunião global da ONU sobre buscas e resgates
Publicação:
Entre os dias 12 a 17 de abril, pela primeira vez no Brasil, foi realizada a reunião técnica do Grupo Consultivo Internacional de Busca e Resgate (INSARAG), rede humanitária global do Escritório das Nações Unidas (ONU) para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), o INSARAG Meet Brazil 2024. O evento aconteceu na capital mineira, Belo Horizonte, e contou com a participação de aproximadamente 300 especialistas nacionais e internacionais, de cinco continentes, especializados no tema de buscas e resgates urbanos em terremotos e estruturas colapsadas.
Reuniram-se autoridades de proteção e defesa civil e militares de todos os corpos de bombeiros militares do Brasil. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) esteve presente, representado pelo Subcomandante-Geral da Corporação, Coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva, e pelo Major Gustavo Lock, Subchefe do Departamento de Operações e Defesa Civil. A participação da Instituição evidencia a busca pela padronização de procedimentos operacionais a nível mundial.
O encontro, coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e pela Secretaria Nacional de Defesa e Proteção Civil (SEDEC), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), decorreu em duas partes. Entre os dias 12 a 14 de abril, concentrou-se na reunião fechada de grupos especializados que discutiram o fortalecimento das capacidades nacionais e a gestão da informação durante as operações de busca e resgate. A segunda parte, do dia 15 ao 17 deste mês, incluiu o encontro dos líderes de equipe de busca e resgate urbano que debateram a coordenação internacional da resposta a grandes desastres, como os terremotos ocorridos na Turquia em fevereiro de 2023.
O principal intuito do evento visou o encontro de líderes de equipes credenciadas junto à INSARAG, com o objetivo de discutir, atualizar e padronizar os procedimentos operacionais em eventos de grandes proporções que necessitem de auxílio internacional. Os representantes do CBMRS participaram na modalidade "observadores" devido à especialização junto à INSARAG, bem como acompanharam a reunião de alinhamento para certificação das equipes junto à organização.
Para o CBMRS, a participação dos militares neste evento internacional contribui significativamente para fortalecer as capacidades de resposta da corporação a desastres, sobretudo aos desastres relacionados a ocorrências extremas envolvendo eventos climáticos com água, como inundações, deslizamentos e enxurradas. Isso é especialmente relevante considerando que o Rio Grande do Sul sofreu com diversos eventos adversos durante o ano de 2023. Esta participação acontece em paralelo com as recentes aquisições de equipamentos e viaturas, concluindo-se em um grande esforço institucional para fornecer um atendimento cada vez mais rápido e eficiente à população gaúcha.
Créditos: ABC - Agência Brasileira de Cooperação
Edição: ACS/CBMRS