CONAPP participa de evento nacional envolvendo emergências ambientais com produtos perigosos
Publicação:
Nos dias 4 e 5 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR), foi realizado pela Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná o Seminário Nacional do P2R2, com a presença de representantes das demais Comissões Estaduais do País. O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) foi representado pelo atual Presidente do Comitê Nacional de Produtos Perigosos (CONAPP), Tenente-Coronel Alexandre Sório Nunes.
O evento foi uma iniciativa singular no Brasil, promovendo discussões técnicas e científicas e impulsionando a cooperação entre os profissionais da área, abordando os desafios impostos pelas emergências ambientais tecnológicas. Na oportunidade, demais autoridades de instituições públicas e privadas ligadas ao tema estiveram presentes, como Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, IBAMA, Grupo AMBIPAR, e ANTT, deram sua contribuição ao importante tema.
O Tenente-Coronel Sório apresentou o Plano de Metas do Comitê para 2025, reforçando o compromisso da LIGABOM com a segurança, prevenção e capacitação contínua, em prol da proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio. Junto dele, participaram o Tenente-Coronel Fábio Andrade dos Santos, do CBMRJ, e o Major Douglas Morau Briel, do CBMES, integrantes do CONAPP.
O que é o P2R2?
O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2) foi criado pelo Decreto Presidencial nº 5.098 de 2004, com o objetivo de prevenir a ocorrência de acidentes com produtos químicos perigosos e aprimorar o sistema de preparação e resposta a emergências químicas no País.
Para atingir esta meta, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima promove a articulação e a integração dos vários níveis de governo, do setor privado, das representações da sociedade civil e das demais partes interessadas na proteção da saúde humana e qualidade ambiental.
O plano tem foco na prevenção, por meio da implantação de sistemas, programas, ações e iniciativas que visam a inibir ou desmotivar práticas que levem à ocorrência de acidentes envolvendo produtos químicos perigosos, e na correção, por meio da implementação de sistemas, ações e procedimentos que visam responder de forma rápida e eficaz às ocorrências de acidentes, assim como preparar, capacitar recursos humanos disponíveis nas esferas federais, estaduais e municipais.