Corpo de Bombeiros Militar conclui o 1º Curso de Instrutor de Salvamento Veicular e entrega equipamentos à corporação

1º CISV ocorreu entre os dias 8 de agosto e 9 de setembro e contou com a fase presencial no Município de Sapiranga

Bombeiros militares fizeram o curso de aulas de técnicas de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar - Foto: Cap. Betina Martins - ACSP / CBMRS

O 1º Curso de Instrutor de Salvamento Veicular (CISV) do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), que começou em 8 de agosto, terminou nesta sexta-feira (9/9). Dividido em duas partes, ele foi realizado remota e presencialmente, com 13 e 17 dias para cada módulo, respectivamente.

Destinado para 28 bombeiros militares, sendo 24 deles do Rio Grande do Sul e os demais de outros Estados (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná), o CISV ministrou aulas de técnicas de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar, capacitando os discentes para a atividade docente.

Bombeiros militares fizeram o curso de aulas de técnicas de salvamento veicular e atendimento pré-hospitalar - Foto: Soldado Cleiton Dallazuana - CBMRS / 2°BBM

No decorrer do curso, foi realizado o Workshop Estadual de Extração de Vítimas de Sinistros Automobilísticos e Restrição do Movimento da Coluna, no município de Dois Irmãos, que contou com a participação de, aproximadamente, 300 profissionais de resgate, incluindo bombeiros militares, bombeiros civis voluntários, resgatistas das concessionárias de rodovias e Samu.

Os veículos utilizados nas instruções do CISV são oriundos do Termo de Cooperação 42/2019, firmado entre o Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), por intermédio da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O termo prevê que o Detran repasse os veículos destinados à reciclagem siderúrgica ao CBMRS para que possam ser utilizados em cursos, treinamentos e instruções de salvamento e resgate veicular ministrados pela instituição, tudo com objetivo de qualificar os bombeiros militares no atendimento de ocorrências dessa natureza.

As instruções contaram com o apoio das três maiores marcas de desencarceradores do mundo (Lukas, Holmatro e Weber), além de instrutores do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e da Bahia.

Entrega de equipamentos

No encerramento do curso, foram entregues ao Corpo de Bombeiros Militar 22 conjuntos de desencarceradores (R$ 163.783,78 cada), e 843 equipamentos de proteção individual, composto por capa e calça de combate a incêndio (R$ 4.321,20 cada). Os equipamentos visam qualificar e melhorar o atendimento das ocorrências pelos bombeiros militares, propiciando mais segurança à população gaúcha. Com recursos oriundos Tesouro do Estado e de emenda parlamentar, os valores investidos somam R$ 7.246.014,76.

CBMRS recebe 22 conjuntos de desencarceradores
Entrega de 22 conjuntos de desencarceradores - Foto: Soldado Elias Ramos - CBMRS / ACSP
CBMRS recebe 843 equipamentos de proteção individual
CBMRS recebe 843 equipamentos de proteção individual - Foto: Soldado Elias Ramos - CBMRS / ACSP