Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul apresenta Balanço das Enchentes de Maio de 2024

Marcos Fernandes
CBMRS em atuação no evento climático de Maio de 2024 - Foto: Marcos Fernandes

As enchentes severas que assolaram o Rio Grande do Sul durante o mês de maio de 2024 exigiram uma resposta rápida e coordenada por parte do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS). Com um efetivo de 3.145 bombeiros militares, 1.064 viaturas e 167 embarcações mobilizados, a Corporação demonstrou sua capacidade operacional e compromisso com a segurança da população. Além disso, contou com o apoio de Corpos de Bombeiros Militares de todo o Brasil para apoio nas missões de diferentes áreas.

Durante as operações de resgate, foram contabilizados impressionantes 42.133 salvamentos de pessoas e 4.587 salvamentos de animais. Além disso, 59 binômios composto por cães de busca e seus condutores foram fundamentais na localização e resgate de vítimas em áreas de difícil acesso. A aeronave do CBMRS também desempenhou um papel crucial, com 28 remoções aeromédicas e o salvamento direto de 335 pessoas e 62 animais, demonstrando a versatilidade e a eficiência dos recursos disponíveis para situações emergenciais.

O trabalho incansável e a dedicação dos bombeiros militares durante as enchentes de maio de 2024 refletem o compromisso inabalável da Corporação em proteger e servir à comunidade gaúcha. O CBMRS reitera seu compromisso em continuar aprimorando suas capacidades e recursos para enfrentar futuros desafios com a mesma dedicação e profissionalismo que caracterizaram essa resposta emergencial.