Corpo de Bombeiros Militar é homenageado na Assembleia Legislativa pelos 130 anos de história
Publicação:
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) foi homenageado na tarde desta terça-feira, 21, durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa. A iniciativa, proposta pela deputada Delegada Nadine, celebrou os 130 anos de história da instituição, comemorados ao longo de 2025.
“O Corpo de Bombeiros Militar segue em constante evolução, prestando um serviço essencial à vida dos gaúchos e gaúchas, com a missão de proteger quem mais precisa nas mais diversas situações. Esta homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho dos homens e mulheres que constroem essa instituição todos os dias”, afirmou a deputada Delegada Nadine.
Durante o pronunciamento, foram lembrados marcos da história da corporação no Estado, apresentados dados sobre a atuação do CBMRS nas enchentes de 2023 e 2024, além de projetos desenvolvidos pela instituição, como a Operação Verão e o Bombeiro Mirim. A parlamentar destacou ainda a votação, em 2014, da Proposta de Emenda a Constitução (PEC) do RS 67, aprovada de forma unânime pela Assembleia Legislativa, que garantiu autonomia ao Corpo de Bombeiros em relação à Brigada Militar. “Esta era uma demanda histórica, e a Assembleia teve papel fundamental em reconhecer a missão constitucional do Corpo de Bombeiros, conferindo-lhe autonomia para exercer plenamente o seu trabalho e sua identidade”, ressaltou a deputada.
Estiveram presentes na cerimônia o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Julimar Fortes Pinheiro, além dos ex-comandantes-gerais coronel Cleber Valindo Pereira, coronel César Eduardo Bonfanti e coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior. Também participaram do ato autoridades civis e militares, entre elas o secretário-chefe da Casa Civil Artur Lemos, representando o Governo do Estado, representando o Tribunal de Justiça do RS desembargador Cairo Madruga, o secretário-geral do Ministério Público, promotor de Justiça, Dr. João Ricardo Tavares, o secretário de Segurança Pública Cel. Mário Ikeda, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar Cel. Ricardo Mattei Santos e o senhor Chefe de Polícia Delegado Heraldo Guerreiro.
Matéria: Assembleia Legislativa do Estado



