Dia Nacional do Bombeiro

O dia nacional do bombeiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954.

Dia nacional do bombeiro
Dia nacional do bombeiro - Foto: Sd Castro - ACSP CBMRS
Por ACSP CBMRS
O dia nacional do bombeiro é comemorado no dia 2 de julho. Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais e desabamentos. Os bombeiros socorrem animais em perigo e auxiliam pessoas na tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes. Os bombeiros também desenvolvem projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.
A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.Oficialmente, o dia do bombeiro brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios. Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.
Em comemoração a essa data, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) está promovendo a Semana Nacional da Prevenção Contra Incêndio e Pânico desde o dia 29 de junho e encerrando no dia 3 de julho de 2020. Essa semana de eventos tem como objetivos divulgar o trabalho do bombeiro militar, fortalecer o vínculo entre a instituição e a sociedade gaucha, ensinar alguns procedimentos simples para prevenção de acidentes, incentivar a prática do treinamento profissional pelos bombeiros militares e abrilhantar a imagem da corporação ao realizar uma série de eventos.
00:00:00/00:00:00

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO - 2 DE JULHO

Muito mais que uma profissão, muito além de um trabalho. Ser bombeiro é vocação. A trajetória do Sargento Filho representa a de todos homens e mulheres que, há 125 anos, dedicam suas vidas a salvar e proteger. Crédito: CBMRS Canal Oficial

Ficha Técnica:

Produção: Assessoria de Comunicação Social e Parlamentar/CBMRS
Soldados: Kelly Motter, Leonardo Andrades, Nícolas Castro, Elias Ramos

Elenco (por ordem de aparição):
2º Sargento PME Manoel Antônio dos Santos Filho;
Geovan da Rosa Inácio;
Soldados Daniel, Victor, Brum, Freitas, Giumelli, Laerte, Primo, Pereira;
Comandante-Geral do CBMRS: Coronel César Eduardo Bonfanti;
Operador de linha: 1º Tenente PME Dorneles.