Doação de sangue marca Dia Nacional dos Bombeiros no RS

Ação solidária envolveu 43 bombeiros militares
Ação solidária envolveu 43 bombeiros militares - Foto: Kelly Cavedon Zaniol

No Dia Nacional do Bombeiro (2/7), os bombeiros militares receberam a missão de salvar vidas de uma forma diferente: doando sangue. Foram 43 miliares que integram o 4.º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) unidos no ato solidário. As doações ocorreram nos quatro batalhões que compõem a região, que contempla os municípios de Santa Maria (4.° BBM), Santo Ângelo (11.° BBM), Santa Cruz do Sul (6.° BBM) e Ijuí (12.° BBM). Preconizando os valores da instituição, os oficiais e as praças das unidades participaram do gesto, que vai além do seu dia a dia de trabalho.

A ação teve como objetivo principal contribuir para a recuperação dos estoques de sangue nas quatro cidades, após as recentes enchentes no Estado. A iniciativa destaca o compromisso dos homens e das mulheres do CBMRS em uma ação fundamental para salvar vidas. Cada doação pode beneficiar até quatro pessoas.

O comandante regional do CBMRS, coronel Eduardo Cavedon Zaniol, destacou que os 43 bombeiros militares se voluntariaram para participar desse ato humanitário e ressaltou a importância desses profissionais na segurança pública e no bem-estar da comunidade gaúcha. "A doação de sangue é essencial para manter os estoques dos hospitais em períodos desafiadores, como o que recentemente o Rio Grande do Sul enfrentou", disse o coronel.

Além de celebrar o compromisso com a segurança pública, esse gesto fortalece os laços de confiança entre os bombeiros militares e a comunidade. Em um momento em que a cooperação e o cuidado coletivo são essenciais, o CBMRS demonstra mais uma vez sua dedicação com o bem-estar da população.

A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, ressaltou que cada doação pode impactar positivamente a vida de quem necessita desse recurso para tratamentos médicos. "A doação de sangue é um ato generoso e de solidariedade, que ajuda a salvar muitas vidas. É um gesto de amor ao próximo, que pode gerar muitos sorrisos. Toda vida é importante para alguém. Doe sangue, mesmo sem saber para quem", destacou a secretária.

Confira os pré-requisitos e os impedimentos básicos:

Pré-requisitos para doação

* ter entre 16 e 69 anos;

* ter feito a primeira doação antes dos 60 anos;

* pesar 50 kg ou mais;

* ser saudável;

* não estar em jejum;

* apresentar documento de identidade com foto;

* estar acompanhado de responsável legal, se menor de 18 anos.

Impedimentos para doação

* estar grávida ou amamentando;

* ter doença de Chagas;

* ter tido hepatite após os 11 anos de idade;

* ter diabetes;

* ter hipertensão;

* ter comportamento de risco para aids;

* ter feito uso de bebida alcoólica em menos de 12 horas antes da doação;

* ter doado há menos de 60 dias, se homem, e 90 dias, se mulher;

* ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano;

* ter piercing na boca ou na língua.

Clique aqui e acesse a área do site da Secretaria Estadual da Saúde com um mapa com a localização e todas as informações de contato e funcionamento dos hemocentros públicos do RS:

Texto: Kelly Cavedon Zaniol - Ascom 4.º CRCBM
Revisão: Elen Azambuja - Ascom SSP