Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Estágio Básico de Combate a Incêndios Florestais (EBCIF) é promovido pelo 11º BBM

Publicação:

Estágio Básico de Combate a Incêndios Florestais (EBCIF) é promovido pelo 11º BBM
Estágio Básico de Combate a Incêndios Florestais (EBCIF) é promovido pelo 11º BBM - Foto: 11º BBM

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), por intermédio do 11º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), realizou, nos dias 11 e 12 de janeiro, o Estágio Básico de Combate a Incêndios Florestais (EBCIF), na Coudelaria de Rincão, Município de São Borja. O EBCIF teve como objetivo o treinamento de Bombeiros Militares, Civis Auxiliares de Bombeiro (CAB) e militares do Exército Brasileiro para atuarem em ocorrências envolvendo combate a incêndios em vegetação, em especial as envolvendo o Bioma Pampa. 

A instrução é uma oportunidade de levar treinamento de alto nível às guarnições mais afastadas dos grandes centros, ou das sedes dos batalhões de bombeiro militar. Ainda, é possível capacitar militares e formar brigadistas justo das organizações militares existentes na respectiva área de atuação, reduzindo o impacto financeiro e o prejuízo às escalas de serviço. 

Com aulas teóricas e práticas, o EBCIF contou com instruções teóricas como segurança individual e coletiva, uso correto do EPI para a atividade, legislação ambiental e formas de combate. Já nas oficinas práticas foram abordadas, por exemplo, táticas de linha de defesa, de ataque direto, paralelo e intermediário, além de um simulado de combate a incêndio florestal. 

Incêndios Florestais no Estado 

As ocorrências de incêndio florestal aumentam na temporada de verão, acentuadas pelo calor e estiagem nesta época do ano. Foram 3.318 ocorrências de 1º de dezembro, até ontem, em todo o Estado. Mesmo com números altos, houve uma diminuição de 22,4% se comparado ao mesmo período da temporada passada. 

Mas se engana quem pensa que os perigos deste tipo de incêndio se resumem apenas ao dano ambiental. Presença constante nas margens de rodovias, o fogo ocasiona fumaças densas que atrapalham os motoristas, causando acidentes. 

O CBMRS alerta sobre os perigos e como lidar nestas situações. Ainda, fique atento às dicas do Corpo de Bombeiros Militar, postadas nas redes sociais oficiais da Corporação, clicando aqui. 

 

Texto: ACSP/CBMRS

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS