Governo do Estado publica edital para compra da primeira aeronave do CBMRS

Imagem ilustrativa

O Governo do Estado publicou o edital para compra da primeira aeronave do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). Com capacidade para remoção aeromédica, o primeiro helicóptero de resgate da Corporação poderá atuar em ocorrências e operações de busca, salvamento e resgate, transporte de órgãos, remoções de pacientes e combate a incêndios florestais. O pregão eletrônico está marcado para esta sexta-feira (3/5).
A aeronave deverá possuir, conforme edital, configuração para transporte aeromédico com capacidade para dois pilotos, um médico, um enfermeiro, um operador aerotático, uma maca de transporte de enfermo com no mínimo 1,75 metro de comprimento, sendo todas as operações realizadas com as portas da aeronave fechadas. O edital prevê, ainda, equipamentos para combate a incêndios florestais, operações de carga externa e farol de busca.

Segundo o termo de referência, o prazo de entrega do helicóptero é de 180 dias a contar da assinatura do contrato. A aeronave deverá ter sido fabricada a partir de 2012, ter matrícula nacional definitiva, possuir 1.000 horas disponíveis de motor e estar em plenas condições operacionais. O edital também exige treinamento teórico e prático para 5 pilotos e cobertura de seguro aeronáutico R.E.T.A (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo) de um ano.

A aquisição da aeronave é um grande reforço para ações do CBMRS, trazendo maior qualidade e celeridade no atendimento ao povo gaúcho.