Maio Amarelo - Campanha de Conscientização sobre Segurança no Trânsito
Publicação:

Com o objetivo de colocar em pauta o tema da segurança no trânsito e mobilizar a sociedade, nasceu o movimento Maio Amarelo. Lançada em maio de 2011, a Década de Ação pela Segurança no Trânsito tem como objetivo fazer com que governos de todo o mundo se comprometam a tomar medidas para prevenir os acidentes no trânsito.
Desta forma, a Organização Pan-Americana de Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) coordena os esforços globais ao longo da década e monitora os progressos a níveis nacional e internacional.
No mês de conscientização sobre segurança no trânsito, o Maio Amarelo, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) ressalta a atuação da Câmara Técnica de Salvamento Veicular.
Criada em 2015, a Câmara é um órgão consultivo da Instituição, que obedece a critérios nacionais e internacionais quanto a procedimentos e compras de equipamentos e materiais.
Buscando, ainda, elevar cada vez mais a qualidade do serviço prestado, os titulares da Câmara Técnica de Salvamento Veicular tem como objetivo realizar o treinamento contínuo de todo o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, em um nível de padrão internacional. Isso é possível com o esforço dos militares da Câmara, que possui três membros da Comissão Nacional de Salvamento Veicular e membros da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), que está alinhada às normas da World Rescue Organisation (WRO), entidade mundial de salvamento. “Destaca-se ainda, a qualidade técnica dos militares do CBMRS, atualizados quanto a normas e padrões de condutas para atuação no resgate veicular e atendimento pré-hospitalar em acidentes deste tipo”, ressalta o Tenente-Coronel Maurício.
CBMRS tem o Salvamento Veicular em seu DNA: Há 20 anos, equipe da Corporação venceu os Jogos Mundiais de Bombeiros em Durban, na África do Sul, na categoria Salvamento Veicular
Há 20 anos, a equipe do Subgrupamento de Busca e Salvamento do CBMRS cruzou o oceano e foi, junto a uma delegação do Estado do Rio Grande do Sul, participar da 5ª edição dos Jogos Mundiais de Bombeiros em Durban, na África do Sul.
O hoje 1º Tenente da Reserva Marco Antônio, que fazia parte da equipe, conta que haviam 27 países inscritos. “Solicitamos autorização da Brigada Militar (o Corpo de Bombeiros Militar era subordinado a BM), custeamos nossa viagem e fizemos nossa inscrição nas provas de salvamento veicular, salvamento em altura, na prova tática e técnica de combate a incêndio e o Aldomar participou da prova do bombeiro de ferro. Saímos daqui com uma única certeza: que a participação nesta competição faria parte da história das nossas vidas e seria um grande aprendizado”.
A equipe, formada pelo Capitão Kruger, Subtenente Almeida, Sargentos Marco Antônio e Edson e pelo Soldado Aldomar, teve uma série de dificuldades logo na chegada ao país da competição. Fora a distância da família pelo período de dez dias e o idioma, tiveram de pedir emprestado os Equipamentos de Proteção Individual e aprender a manusear o desencarcerador (equipamento utilizado nas ocorrências de salvamento veicular) 20 minutos antes da prova, pois era de um modelo diferente do utilizado no dia a dia. “Mas valeu muito a pena. Fomos pra luta e ficamos com o 1º lugar no salvamento veicular, 3º lugar no salvamento em altura, 4º lugar no combate ao fogo. Nos tornamos a primeira equipe gaúcha e talvez do Brasil a conquistar o primeiro lugar numa prova típica de bombeiro em uma competição internacional”.
Após 20 anos deste momento histórico, o Tenente Marco Antônio demonstra gratidão pela oportunidade e por seus companheiros de caserna: “Pessoas com quem eu tive a honra de conhecer e trabalhar. Não tem como deixar de referenciar o Coronel Prates, que foi o idealizador deste evento, que se não fosse por ele não teria acontecido. Comprou a ideia e não mediu esforços para concretizar o projeto. Meu muito obrigado a todos! Foi uma honra ter tido a oportunidade de representar o Corpo de Bombeiros Militar em um evento deste. Daqui a 20 anos, no mesmo dia vou relembrar nesta página este acontecimento ímpar para o CBMRS, pois naquele dia não era somente a equipe do Subgrupamento de Busca e Salvamento que estava competindo, mas todos os bombeiros do Rio Grande do Sul”.
Mais notícias
- Reunião para alinhamento do convênio entre CBMRS e UERGS
- A cerimônia e Passagem e Assunção do Comando-Geral da Corporação ocorreu na tarde desta terça-feira (6/5), no Complexo do CBMRS
- CBMRS forma 24 militares no primeiro Curso de Busca, Resgate e Salvamento com Cães
- CBMRS conclui o 1º Curso de Combate a Incêndio Florestal com foco na preservação do Bioma Pampa