Semana da Prevenção do CBMRS: conhecimento para Salvar e Proteger

Semana da Prevenção do CBMRS: conhecimento para Salvar e Proteger
Por Texto: ACSP - CBMRS. Foto - Éverton Ubal

A Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico foi instituída pelo Decreto Federal nº 35.309 de 02 de abril de 1954. O seu texto trata sobre “a necessidade de ser ensinada ao povo, pelos nossos bombeiros, a prática de medidas preventivas capazes de evitar a ocorrência de sinistros de proporções catastróficas”.

Dessa forma o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) disponibiliza na semana em que se comemora o dia nacional do bombeiro, em suas Unidades subordinadas em todo território do Estado, um ciclo de transmissões ao vivo pela internet para a população. O objetivo é passar orientações, a fim de reduzir o número de ocorrências as quais necessitem do emprego do CBMRS ou diminuir suas proporções.

00:00:00/00:00:00

Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio

Live realizada durante a Semana de Prevenção do CBMRS, com a participação do Major Diógenes Munhoz, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar de São Paulo, mediada pelo Tenente-Coronel Maurício, comandante do 2º Batalhão de Bombeiro Militar. Crédito: ACSP/CBMRS

A Semana da Prevenção aconteceu no período do dia 29 de junho a 3 de julho de 2020. O conteúdo, que foi distribuído de maneira digital, trouxe informações de como prevenir incêndios e acidentes, suporte emocional e cuidados em relação a Covid-19, atendimento pré hospitalar e engajamentos. As lives abordaram ainda, assuntos direcionados aos bombeiros militares: viaturas de combate a incêndio, produtos perigosos, atividade de guarda-vidas em tempo de Covid-19, abordagem técnica em tentativa de suicídio, salvamento veicular, salvamento em altura, saúde canina e outros aspectos da atividade de bombeiro.

Foram realizados, ainda, diversas ações informativas, culturais, de doação de sangue e alimentos e publicações nas redes sociais Institucionais e dos Batalhões de Bombeiro Militar (BBM) de todo o Estado. Foram toneladas de alimentos e roupas arrecadadas, milhares de acessos simultâneos às Lives nas redes sociais da Corporação e muito conhecimento passado adiante. Importante salientar que todas as atividades foram programadas e executadas obedecendo os protocolos sanitários de combate à Covid-19.

Para ter acesso às gravações da Lives da Semana de Prevenção, acessa o Canal Oficial no Youtube e o Instagram Oficial do CBMRS

O CBMRS aproveitando o foco em torno da Semana de Prevenção Contra Incêndios, fez no dia 07 de julho (terça-feira) o “Webinário de Segurança contra Incêndio em Edificações do CBMRS”. O evento foi uma oportunidade de aprimoramento técnico àqueles profissionais que atuam diretamente na área de licenciamento, projeto e execução de medidas de segurança contra incêndio nas edificações.

Com a participação de expoentes convidados na área em que atuam, foram abordados temas específicos e atuais como o estudo, treinamento e a aplicação de técnicas para combate aos incêndios com maior eficiência; Casessobre o controle dos materiais de revestimento e a segurança estrutural das edificações em situação de incêndio; Roteiro para o bom projeto de sistemas de chuveiros automáticos (sprinklers); e questões práticas para a elaboração do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Contando com a participação de todos, o Webinário foi transmitido gratuitamente pelo Canal Oficial do CBMRS no YouTube.