Solenidade de aniversário do 1º Batalhão de Bombeiro Militar

Aniversário do 1º BBM - 124 anos

Na manhã desta sexta-feira (1º de março), ocorreu a Solenidade que comemorou o 124º Aniversário do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM) de Porto Alegre. A formatura, que contou com a presença do Governador do Estado, Eduardo Leite, e do Vice-Governador e Secretário de Segurança Pública, Delegado Ranolfo Vieira Junior, também serviu para fazer a entrega simbólica de viaturas e equipamentos de proteção individual de combate a incêndio.

O 1º BBM, composto por duas companhias operacionais de combate ao fogo e salvamento, uma Divisão de Segurança Contra Incêndio, Divisão de Operações e Defesa Civil e Divisão Administrativa, foi originada em 1º de março de 1895. Ao longo dos anos, seus integrantes atuaram em grandes incêndios, tais como nas Lojas Renner (1976), no Cinema Cacique (1996) e Mercado Público (2013). Também participaram de buscas às vítimas de deslizamentos nos estados de Santa Catarina (2008) e Rio de Janeiro (2011) e missões operacionais em incêndios florestais no Uruguai (2005) e no estado de Roraima (1998).

Para dar agilidade no exercício da fiscalização pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), foram adquiridas quinze viaturas para a prevenção de incêndios, totalizando mais de 760 mil reais em investimento. Na oportunidade, também foram entregues capacetes de proteção e botas táticas de busca e salvamento. Tal aquisição visa completar a proteção total do profissional bombeiro militar iniciada no ano de 2018, onde foram adquiridos 300 conjuntos de calça, jaqueta, balaclava e luvas de combate ao fogo.

Os capacetes em uso até o presente momento, na cidade de Porto Alegre, datam de 2012 e possuíam tecnologia adequada à época de sua aquisição. Entretanto, os novos capacetes modelo gallet primam pelo conforto do operador aliado aos mais altos índices de proteção térmica e ao impacto disponíveis no mercado nacional. Para atender toda a capital, foram adquiridas trezentas unidades, num investimento aproximado de 690 mil reais.

Para a busca e salvamento, foram adquiridos 600 pares de botas táticas no intuito de dar agilidade e proteção para os militares que vão onde for necessário para socorrer aqueles que necessitam de ajuda. Este investimento têm o valor de 293 mil reais. Os equipamentos de proteção individual e as viaturas totalizam um investimento de mais de um milhão setecentos e quarenta mil reais na proteção daqueles que tem por missão salvar vidas e patrimônios.

Estiveram presentes no evento o Comandante-Geral e Subcomandante-Geral do CBMRS, Coronel César Eduardo Bonfanti e Coronel Lúcio Alex Ruzicki, Deputado Estadual Frederico Antunes, Chefe da Casa Militar, Coronel Júlio César Rocha Lopes, Secretário de Estado da Inovação, Ciência e Tecnologia, senhor Luís Lamb, Chefe de Polícia Civil, Delegada Nadine Anflor, Superintendente da Susepe, Mário Santa Maria Junior, Diretora-Geral do IGP, Heloísa Helena Kuser, Vereador Cássio Trogildo, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre, Comandante Nádia, Subchefe da Defesa Civil do Estado, Tenente-Coronel Rodrigo Dutra, representantes de Associações, autoridades civis e militares e imprensa.