Veterano do Corpo de Bombeiros lança livro sobre os primórdios da Corporação

Tenente-coronel Daniel Adriano lançará o livro histórico sobre o Corpo de Bombeiros

O tenente-coronel da Reserva Remunerada, e veterano do Corpo de Bombeiros Militar, Daniel da Silva Adriano, lançou pela editora Rio das Letras o livro intitulado “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre, Resgate de uma História: 1895-1935”.

Contando a saga dos bombeiros civis do final do século XIX e início do XX quando, por 40 anos, o serviço de incêndio da capital gaúcha esteve sobre a responsabilidade de um grupo de companhias de seguro contra incêndios, o resgate histórico percorre, ainda, todos os caminhos da construção do Estado Rio Grande do Sul e de Porto Alegre, ligando o serviço de extinção ao fogo com o desenvolvimento urbano.

Adriano recapitula os principais fatos formadores do estado gaúcho e da sua capital, extraindo momentos marcantes do serviço de supressão de incêndio e apurando o olhar sobre os caminhos percorridos na formação da valorosa Companhia de Bombeiros de Porto Alegre (1895-1935). A obra contempla desde a chegada de Silva Paes, em 1737, até a federalização da Brigada Militar, em 1937.

A jornada bicentenária cita personagens marcantes da história rio-grandense como a marujada da Armada, os pipeiros, as aguadeiras do Riacho Sabão, os guardiões dos chafarizes, os limpadores de chaminés, os milicianos do fogo, os burros sem cola, os foguistas, os práticos das belonaves, os aprendizes de bombeiro e os menores do Arsenal de Guerra. Todos eles empenhados em debelar as chamas da capital dos gaúchos, cada qual em seu momento histórico.

A publicação é um retrato inédito sobre a gênese do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul. O lançamento será na Biblioteca Pública do Estado - rua Riachuelo, 1190 - no dia 13 de dezembro, 18 horas.