CBMRS lança Campanha por doação de sangue: Para Salvar e Proteger, damos o sangue”.

Para Salvar e Proteger, damos o sangue.

No dia 14 de junho comemoramos o dia mundial do doador de sangue, data estabelecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Desta forma, realiza-se a “Campanha Junho Vermelho”, momento em que aproveitamos a oportunidade para homenagear nossos doadores e sensibilizar a população em geral sobre a importância vital da doação de sangue.

Com a intenção de mobilizar todos os Batalhões de Bombeiro Militar, Companhia Especial de Busca e Salvamento, Complexo do Comando-Geral e Academia de Bombeiro Militar, difundindo a Campanha a nível estadual, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) pretende realizar a maior ação de doação de sangue pela Corporação: “Para Salvar e Proteger, damos o sangue”. Militares de todo o Estado estão aderindo à Campanha, a fim de contribuir com a manutenção dos estoques dos Bancos de Sangue do rio Grande do Sul.

Deste ontem (3), a Corporação mobiliza o efetivo para que sejam realizadas doações de sangue nos quatro cantos do Estado. A Academia de Bombeiro Militar já começou as doações, levando pelo menos 100 alunos do curso de formação aos hemocentros de Porto Alegre e Caxias do Sul, em um calendário que inicia esta semana e termina no dia 9. O prazo, inicialmente menor, precisou ser estendido devido à pandemia de coronavírus e a alta adesão do efetivo, que prontamente abraçou a ideia.

Com a conjuntura atual, houve uma redução nos estoques de sangue, surgindo a necessidade de mantermos os níveis adequadamente. Nos hospitais, pacientes seguem enfermos e necessitando de sangue e seus hemocomponentes. Para isto, os Bancos de Sangue estão aptos para receber doadores com toda a segurança que requer o momento. Salientamos que os hemocentros estão adotando todas as precauções possíveis, conforme orientação da OMS e demais órgãos competentes, para atender a população com total segurança.

Abaixo, listamos locais de doação em Porto Alegre e Regiões do Estado:

Hemocentro do Estado do RS
Av. Bento Gonçalves, 3722

Banco de Sangue do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
R. São Manoel, 543 – Unidade Básica de Saúde Santa Cecília, 2º andar
A programação de horário pode ser feita neste link: http://bit.ly/sangueonline

Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição
Av. Francisco Trein, 596