Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CBMRS realiza treinamento inédito para resgate de vítimas de acidentes com ônibus

Atividade, da qual também participaram bombeiros de outros Estados, foi desenvolvida pelo 5º BBM de Caxias do Sul

Publicação:

Foto: Dilvugação/CBMRS
CBMRS realiza treinamento inédito para resgate de vítimas de acidentes com ônibus - Foto: 5º BBM
Por ASCOM, CBMRS E 5º BBM

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), por meio do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM), de Caxias do Sul, realizou nos dias 15 e 16 de janeiro o 1º Workshop Estadual de Salvamento Veicular Pesado em Ônibus, um treinamento inédito no Rio Grande do Sul sobre a extração de vítimas presas às ferragens em acidentes envolvendo veículos de transporte coletivo.

O evento teve a participação com bombeiros militares de todas as regiões gaúchas e também dos Estados do Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e de Santa Catarina. Todos têm experiência em resgate de vítimas de acidentes e atuam na docência em suas corporações, o que permitirá multiplicar o aprendizado das técnicas estudadas entre os colegas de instituição.

 O workshop qualificou os bombeiros militares para o atendimento de ocorrências envolvendo ônibus e micro-ônibus, que exigem uma abordagem diferenciada em relação aos atendimentos mais rotineiros. O curso, além de ampliar o conhecimento sobre as características dos veículos, possibilitou alinhar técnicas de desencarceramento e resgate de vítimas, o que vai viabilizar a criação de rotinas e de uma Doutrina de Salvamento Veicular relacionada aos veículos de transporte de passageiros.

Além das aulas teóricas, os participantes tiveram a oportunidade de colocar os ensinamentos em prática em uma simulação de acidente montada para o curso, com veículo direito a veículo tombado e resgate de vítimas imobilizadas.

Os instrutores do workshop foram bombeiros militares do CBMRS com experiência em resgate e que integram a Comissão Nacional de Salvamento Veicular (CONASV) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS