Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Segurança Pública conclui levantamento em projeto do Arquivo Público do RS para estruturação da gestão documental do Estado

Iniciativa conta com financiamento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)

Publicação:

Arquivo Público do RS liderou a realização do trabalho
Arquivo Público do RS liderou a realização do trabalho - Foto: Ascom SPGG - Divulgação

Instituições ligadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP) concluíram o levantamento de documentos e subsídios para estruturação dos instrumentos de gestão documental do Estado. Entre fevereiro e maio deste ano, Brigada Militar (BM), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Polícia Civil (PC) concluíram a etapa do projeto liderado pelo Arquivo Público do Estado (APERS), departamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). 

Com apoio do APERS, a empresa de consultoria contratada Arquivotech está realizando os levantamentos das funções e atividades desempenhadas pelas pastas do Executivo estadual, além de breve identificação da produção documental, para estruturar o Plano de Classificação de Documentos (PCD) e a Tabela de Temporalidade de Documentos (TTD), instrumentos essenciais para a organização das informações da administração. 

 O PCD é construído a partir do levantamento das funções do Estado e representa a estrutura de suas atividades, permitindo a classificação dos documentos produzidos, recebidos e acumulados. A TTD é o instrumento utilizado para a realização da avaliação documental, contendo os prazos de guarda e a destinação final dos documentos, seja a eliminação daqueles considerados sem valor administrativo ou probatório, ou a guarda permanente daqueles considerados de valor histórico. 

A adequada aplicação dos instrumentos de gestão documental tem como resultado a redução dos espaços utilizados para armazenagem de documentos, seus custos financeiros e de manutenção, além da otimização dos fluxos e processos administrativos. Garante, ainda, a preservação permanente de acervos com conteúdo informacional relevante, que se constituam como fonte para o registro da memória institucional, para a pesquisa científica e para a escrita da história. 

O projeto do APERS já contemplou outros órgãos e entidades como a de Saúde, Fazenda, Igualdade, Planejamento, Educação, Transporte, Meio Ambiente, Casa Militar, Ciência, Inovação e Tecnologia. O cronograma, com planejamento de conclusão em junho de 2022, abrange todas as funções de Estado e de todas as pastas da estrutura administrativa do Poder Executivo gaúcho. 

Entenda o projeto

Para atualizar e reestruturar o PCD e a TTD, o Arquivo Público foi contemplado com financiamento dentro do acordo firmado pelo governo estadual com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em novembro de 2019.A partir da assinatura do convênio, deu-se andamento à formatação dos trabalhos, com a contratação da empresa responsável por auxiliar o APERS no processo, além da definição do plano e do cronograma de atividades. 

Passada a fase inicial, o trabalho está no momento de compreender como funcionam hoje nos órgãos e secretarias do governo estadual as atividades que produzem documentação, suas normas e regimentos, além dos levantamentos documentais nos departamentos e divisões dos órgãos e entidades do Poder Executivo do RS. 

A aplicação desses instrumentos permite uma gestão documental mais eficiente, o que garantirá diversos ganhos. Confira abaixo:

  • Otimização de recursos – Um dos resultados esperados para o projeto é a otimização dos recursos humanos e redução de custos com manutenção, já que com os instrumentos é possível eliminar documentos prescritos.
  • Preservação permanente – A garantia de preservação dos documentos avaliados como permanentes para a formação da memória institucional do Governo do Estado.
  • Impulso ao conhecimento – A padronização das classificações e a normatização dos processos são fundamentais para auxiliar a recuperação rápida dos documentos, da pesquisa científica e a escrita da história.
  • Atendimento à LGPD – As entregas previstas permitirão a identificação dos dados que atendem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD.

O Arquivo Público do RS é a autoridade arquivística do Estado, sendo o órgão gestor do Sistema de Arquivos do RS, responsável pela produção de normativas e orientações sobre gestão de documentos públicos produzidos e recebidos, sejam físicos ou digitais. Para saber mais sobre o projeto ou participar dos levantamentos, entre em contato com o Arquivo Público pelo e-mail siarq-apers@planejamento.rs.gov.br ou no telefone (51) 3288-1351.

Texto: Ascom SPGG
Edição: Carlos Ismael Moreira/SSP

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS