Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Manual de Procedimento Operacional Padrão para manuseio de agasalhos durante a pandemia do Covid-19

Publicação:

POP para manuseio de agasalhos durante a Covid -19
POP para manuseio de agasalhos durante a Covid -19 - Foto: Defesa Civil RS
Por Por Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil
A Defesa Civil Estadual elaborou um Manual de Procedimento Operacional Padrão (POP) para manuseio de agasalhos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). O documento foi elaborado pelo subchefe da Divisão de Apoio Técnico, major Vanderlan Frank, e a médica especialista em Saúde da SES, Dra. Maria Letícia Rodrigues Ikeda. 

O manual foi atualizado a partir de novas revisões que avaliaram a sobrevivência do SARS-Cov-2 em diferentes superfícies. Caso não sejam adotadas medidas de proteção adequadas, a presença do patógeno poderá oferecer risco de contágio tanto para os agentes da Defesa Civil, quanto para as pessoas que receberão os donativos.

O POP estabelece os procedimentos de biosegurança recomendados para o recebimento, coleta, triagem, armazenamento e destinação de agasalhos oriundos de doações. Durante o processo de triagem, deve haver o mínimo de agitação e manuseio das peças.

Considerando a alteração de tempo em que as roupas devem ficar em quarentena devido a nova Portaria SES nº 376/20 que regulamentou as medidas de biossegurança relacionadas à prova de roupas no comércio em geral, fica regido que os agasalhos devem permanecer no depósito por 72 horas após o recolhimento.

Confira as alterações e orientações de manuseio para agasalhos, descritas no arquivo a seguir.

Procedimento Operacional Padrão para manuseio de agasalhos durante a pandemia do Covid-19 (.pdf 1,01 MBytes)

Mais notícias

Corpo de Bombeiros Militar do RS