Relatório de Custos e Produtividade do CBMRS de 2022 foi destacado pela Cage-RS como um dos melhores do Estado

- - Foto: CBMRS

O Relatório de Custos e Produtividade do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul de 2022, relativo ao exercício de 2021, foi considerado pela Divisão de Informações Estratégicas da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado como um dos melhores relatórios de 2022, em razão da qualidade e aprofundamento técnico, dentre os órgãos estaduais. A gestão de custos no CBMRS destina-se à modernização e eficiência da gestão pública, mediante metodologias gerenciais e parâmetros de boa governança.

A Auditora do Estado, Liege Munhós de Campos, Chefe da Divisão de Informações Estratégicas da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado - DIE/CAGE, em reunião com o Comandante-Geral do CBMRS destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Controle Interno e pelo Grupo Setorial de Custos do CBMRS, que garantiu a excelência do relatório da corporação, possibilitando qualificação aos gestores da instituição e, por este motivo, o referido relatório foi destacado na página do CAGE-Gerencial (https://cagegerencial.sefaz.rs.gov.br) como um dos melhores relatórios de 2022.

O relatório de custos e produtividade foi resultado do trabalho conjunto e continuado do Controle Interno do CBMRS com o Grupo Setorial de Custos da corporação, uma equipe multisetorial criada com a finalidade de monitorar os custos e incrementar a produtividade do CBMRS ao longo do ano. A CAGE disponibilizou o acesso ao sistema CAGE-Gerencial, para apoio nas atividades do Grupo.

A Estrutura Hierárquica de Centros de Custos (EHCC) do CBMRS atualizada possibilitou a utilização do Sistema CAGE-Gerencial para monitoramento das despesas orçamentárias por centros de custos. As análises por centros de custos , comparando gastos e entregas feitas por cada unidade, permite à gestão comparar unidades semelhantes, buscando replicar as melhores práticas nos demais centros de custos."

Texto: Liege Munhós de Campos/CAGE e Major Moura/CBMRS.